Programação

Comemoração de Centenários

No ano em que se celebra o centenário do nascimento de grandes nomes da literatura e poesia portuguesas, a obra de Eduardo Lourenço, Natália Correia e Eugénio de Andrade será lembrada na programação da Feira do Livro de Coimbra.

Eduardo Lourenço, que durante o seu percurso de vida manteve uma forte ligação a Coimbra, será homenageado através da criação de uma peça de arte urbana exclusiva (concebida pela artista AHENEAH em conjunto com o Saco da Baixa, com curadoria da Associação Há Baixa) e ainda por um roteiro e pela conferência “Eduardo Lourenço: O Labirinto da Saudade”.

Já a Eugénio de Andrade será dedicada a apresentação do livro “Escrever o Corpo – uma Leitura da Poesia Eugénio de Andrade”, de Maria Bochicchio, no primeiro dia.

Um encontro com Filipa Martins, autora da biografia sobre Natália Correia – “O Dever de Deslumbrar” – marca a comemoração do centenário da escritora e poetisa açoriana, no penúltimo dia da Feira do Livro.

O Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) merece, também, destaque no desenho da programação do evento, reforçando o relevante papel que a estrutura municipal presta à comunidade local.

 

 

Ciclo Emergente 

O Ciclo Emergente, com a curadoria do Festival Apura, é uma das rubricas de estreia desta edição da Feira do Livro de Coimbra. Concertos, performances musicais e poéticas integram esta oferta cultural, que pretende revelar novos talentos e a sua relação com o território e a palavra, através da criação artística.

Miguel Cordeiro, Alexandre Gigas, Intermediária, os grupos BERRO e Ana Maria e vários poetas da revista interartes AZAR vão dar corpo a este Ciclo.

 

 

 

Ciclo Cidadania da Língua

O Ciclo Cidadania da Língua é a outra rubrica de estreia desta edição da Feira do Livro de Coimbra. Uma rubrica assinada pela Associação Portugal Brasil 200 anos, que tem a seu cargo a curadoria de várias iniciativas que trazem a Coimbra especialistas reconhecidos e premiados, como Laurentino Gomes e Djamila Ribeiro.

O Ciclo Cidadania da Língua, a decorrer no espaço polivalente da Feira do Livro, pretende promover a troca de ideias sobre a multiplicidade do universo da Língua portuguesa e tem previstas palestras, debates e conversas que pretendem levar ao conhecimento do público outras nacionalidades através do mesmo idioma.

 

 

 

Programação Música e Performance

Numa lógica de agregar novas dimensões artísticas e culturais de caráter distintivo e em formatos menos habituais de concerto, performance e recital, a cargo de reconhecidos nomes do panorama musical e literário nacional, a Feira do Livro de Coimbra promove as atuações inéditas de Lisbon Poetry Orchestra, Joana Alegre, Maze e spock, “PURGA” de NERVE, “Estilhaços de Escuridão” de Adolfo Luxúria Canibal, A garota não, entre muitas outras, que vão preencher o espaço com sonoridades musicais e poéticas inspiradoras.

 

 

 

Programação Conhecimento

 

O conhecimento posiciona-se como uma das áreas centrais da Feira do Livro de Coimbra e esta área programática destaca, precisamente, a apresentação de livros e o encontro com escritores.

De 23 de junho a 2 de julho, vai ser possível conhecer melhor a experiência literária de Vicente Alves Do Ó, José Gomes Mendes, Rui Couceiro, Isabel Stilwell – Escritora/Jornalista, Mauro M. Nakamura, Bruno Paixão ou Afonso Cruz.

Encontre-se com estes escritores e outros na Praça do Comércio.

 

 

 

Programação Infantil/Famílias

 

É ao público infantojuvenil e às famílias que se dirige também parte da programação da Feira do Livro de Coimbra. A oferta de programação integra várias sessões da Hora do Conto e encontros com escritores, a iniciativa “Encontro com Xadrez”, promovida pela Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra e jogos de tabuleiro, ação dinamizada pela Associação Inclusão Contacto, à disposição do público na zona lounge.

Além das atividades de caráter lúdico, que estimulam a criatividade e as relações sociais, a Biblioteca Municipal de Coimbra traz ao recinto da Feira dois ateliers dedicados às artes dos livros num desafio lançado a miúdos e graúdos: um atelier de restauro de livros e um outro de encadernação.

 

 

Sponsored by INATEL

Com um papel de importância no apoio à Feira do Livro, a Fundação INATEL e as dinâmicas que cria com o território estão presentes através de várias apresentações musicais de artistas radicados na cidade. O Coro Alma de Coimbra divulga os poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa num concerto imperdível, enquanto os Guitarrinhos do Mondego e Toeira Trupe animam a Praça do Comércio com os sons das suas cordas. Já o Quarteto ALVA marca presença no penúltimo dia do evento, com as melodias da viola e do violoncelo, num repertório clássico e intemporal.